quarta-feira, dezembro 13, 2006

Ainda a Feira do Livro...

O balanço da Feira do Livro foi muito positivo: foram vendidos 122 livros, atingindo uma receita total de 786.64 €. A nossa Biblioteca também ficou a ganhar, porque a Caminho Editores ofereceu à escola 10% desta receita em livros. E estes foram os livros que vieram multiplicar as nossas opções de leitura:
Natal! Natal! – cinco histórias e uma peça de teatro, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
As naus de verde pinho, Manuel Alegre
Nem pato, nem cisne, Ana Saldanha
Cinco tempos, quatro intervalos, de Ana Saldanha
O livro dos desejos, Vergílio Alberto Vieira
O circo de papel, Vergílio Alberto Vieira
Úrsula, a maior, Alice Vieira
Trisavó de pistola à cinta, Alice Vieira
O casamento da minha mãe, Alice Vieira


No âmbito da Feira do Livro, foram também vendidos marcadores elaborados em Área de Projecto pelo 6º A, sob a orientação das professoras Ana Fernandes e Dulce Mariano, os quais renderam a receita de 18.40 €, e com a qual se compraram os seguintes livros:
Tomás e Bianca, Maria Teresa Maia Gonzalez
Noites no sótão, Maria Teresa Maia Gonzalez
Quero ser outro, Ana Maria Magalhães / Isabel Alçada
Quero ser actor, Ana Maria Magalhães / Isabel Alçada

Todos estes livros estão à tua espera na Biblioteca. Descobre as personagens, as aventuras e as emoções que moram nas suas páginas.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

LerArtes



Leituras encenadas
O clube LerArtes fez a sua primeira apresentação pública ontem, dia 6 de Dezembro, pelas 21h00, no contexto do programa da Feira do Livro. Estas leituras encenadas viajaram pelo tema o "Amor e literatura", ou seja, o amor e os livros, num percurso que guiou os visitantes da feira do átrio até à biblioteca, dando a mão e a voz aos livros.



Clube LerArtes:
Ana Filipa Ribeiro, 7º C
Rui Avelino, 7º C
Ana Sofia Cruz, 8º A
Fátima Borges, 8º A
Carina Gonçalves, 8º B
Marisa Fernandes, 8º B
Virginie Carvalho, 8º B
Cátia Mesquita, 9º A
Inês Machado, 9º A
Margarida Pereira, 9º A
Tânia Pereira, 9º A



Professoras responsáveis:
Inês de Castro e Paula Salbany

FEIRA DO LIVRO
















Pelo livro é que vamos




A Feira do Livro, que decorreu nos dias 4, 5, 6 e 7 de Dezembro, permitiu trazer à Escola e à comunidade a livraria que falta em Cerva e comprovou o interesse crescente pelo livro. Os alunos seguiram o «caminho de palavras» até à biblioteca, percorreram com o olhar capas e títulos, abriram as páginas, perderam-se e encontraram-se nos livros. Alguns aproveitaram para comprar já as prendas de Natal e oferecer aos outros a possibilidade de viajar com os livros. Agradecemos a todos os que passaram por lá. Sabemos que nem todos encontraram ou conseguiram reservar e comprar o livro que mais desejavam, mas foi com satisfação que vimos alunos, pais, professores e outras pessoas da comunidade “adoptar um livro”. E lembramos especialmete as professoras Dulce Mariano e Ana Fernandes e o 6º A, que, em Área de Projecto, elaboraram os marcadores de livros que foram vendidos na Feira do Livro, cujas receitas serão aplicadas na compra de livros para a Biblioteca.
Acabou a Feira do Livro, todavia continua a festa da leitura. Bons livros, boas leituras.



terça-feira, dezembro 05, 2006

Concurso: À descoberta do livro

Na nossa escola, todos os meses é afixada uma página solta de um livro da Biblioteca para que tu o descubras na estante de literatura infanto-juvenil. Muitos alunos já aceitaram o desafio de descobrir o “livro-mistério”. Em Novembro os grandes vencedores foram…
Beatriz, 6º B, nº 1
Cristina, 6º B, nº 3
Tiago, 6º B, nº 12

O “livro-mistério” era… CHOCOLATE À CHUVA, de Alice Vieira