quarta-feira, janeiro 31, 2007

Depois de divulgarmos ontem os vencedores do concurso «À descoberta do livro», vamos hoje conhecer mais sobre a autora do "livro-mistério" de Janeiro. Aqui fica uma pequena biografia desta escritora que tem conquistado muitos jovens leitores, quer pelos temas sempre actuais e que convocam as nossas emoções, quer pela qualidade da sua escrita.
«Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.»

Da sua já vasta obra podes encontrar na nossa Biblioteca os seguintes livros:

Cinco Tempos, Quatro Intervalos
O Gorro Vermelho
Nem Pato, Nem Cisne

Em qualquer um destes livros encontrarás uma porta aberta para outros mundos e para ti próprio(a).

Concurso «À descoberta do livro»

Todos os meses afixamos uma página solta de um livro da Biblioteca da nossa Escola para que tu o descubras na estante de literatura infanto-juvenil. Quando o encontrares e tiveres identificado o autor e o título, deves informar rapidamente o teu(tua) professor(a) de Língua Portuguesa.
Aceita o desafio, aproveita a viagem ao fantástico mundo dos livros e arrisca-te a ganhar um prémio se fores o(a) primeiro(a) a descobrir o “livro-mistério”. Pelo livro é que vamos…

Os grandes vencedores do mês de Janeiro são...

Parícia Pereira, 6º A
Tiago Barros, 6º A


E o "livro-mistério" de Janeiro era...



Cinco Tempos, Quatro Intervalos, da escritora Ana Saldanha, com ilustrações de José Miguel Ribeiro


Este livro conta a história de «Uma menina gorda chamada Dulce, que gosta de gatos e tem pais divorciados. E tudo se passa ao longo de uma manhã de aulas. Poderia resumir-se assim este livro... Se não fosse o talento da autora, o modo como trabalhou o tema, a consistência e a verosimilhança das personagens, a forma contida como tudo é apresentado - muito embora a emoção não deixe de estar presente. Uma escrita notável, e certamente o melhor livro para a faixa juvenil que Ana Saldanha escreveu até hoje.»

Cinco Tempos, Quatro Intervalos é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e podes encontrá-lo na Biblioteca.

sábado, janeiro 27, 2007

Viagem à volta dos livros - Parte II

Depois de um longo tempo sem internet na escola, o que, fatalmente, silenciou o nosso espaço de encontro de leituras na blogosfera, regressamos para continuar a viajar à volta dos livros. Nestes quase dois meses de silêncio, não deixámos de percorrer o caminho das palavras, de dialogar com as personagens que povoam as páginas dos livros, de conhecer os seus mundos, de partilhar as suas alegrias e as suas tristezas, de aprender a ler a vida com elas.
Algumas destas personagens foram passar o Natal connosco. Vamos ver o que resultou desta convivência, descobrir algumas das personagens preferidas:






O Marco Ralo, do 8º B, levou o livro Capitães de Abril, de José Jorge Letria: «A personagem de que mais gostei foi do João, porque era um homem que teve a coragem de ter ido para a rua divulgar a liberdade.»




A Cátia Oliveira, do 9º A, levou o livro Sentados no Silêncio, de Alexandre Honrado: «Gostei da Filipa pela força de vontade que ela tem, porque era toxicodependente e seropositiva, mas mesmo assim conseguiu ultrapassar tudo isso e seguir a vida para a frente.»








A Sofia Marinho, do 9º B, levou Paixão em Florença, de Somerset Maugham: «Gostei mais de Mary, porque assume tudo com muita energia e não tem vergonha de dizer o que sente.»






Estes foram encontros felizes de leitores com personagens. Prometemos, em breve, divulgar o top ten das personagens mais detestadas. Gostar ou não gostar: eis a questão.