quarta-feira, março 21, 2007

Dia mundial da poesia










A minha linguagem muitas vezes confunde-se com a do vento








Não conheço outro ritmo que não seja o das estações. Outra música que não a das gotas de chuva nos limoeiros. Outra fuga que não a de um pássaro assustado com a sua própria sombra.

No fundo, o que me recuso a acreditar é que estejamos condenados. Apesar dos prados envenenados, da lenta agonia dos rios e do mar. Da atmosfera cada vez mais carregada das cidades. Contanto que a poesia seja
– continue a ser –

um lugar
onde ainda se pode
respirar

(Jorge Sousa Braga, Balas de Pólen)

Neste «Dia Mundial da Poesia», que se cruza também com o «Dia Mundial da Floresta», decidimos passear por entre as páginas de Balas de Pólen, de Jorge de Sousa Braga, um livro em que as palavras convocam a essência do Natureza e da poesia. Os alunos do 8º e 9º B "degustaram" os poemas e não "desgostaram". O livro regressou à "Arca dos Livros", à espera de uma nova visita para voar novamente em liberdade.



Estas páginas foram escritas a caminhar sobre a água.


Escrevo
com os dedos ainda longos

da carícia

quarta-feira, março 14, 2007

Concurso «À descoberta do livro»

E desta vez a descoberta foi mesmo, mesmo a velocidade de cruzeiro, pois… o “livro-mistério” de Março é…



O MUNDO EM QUE VIVI


de

Ilse Losa



E as grandes vencedoras são…

Isa Lopes, 8º A
Liliana Almeida, 8º A

sexta-feira, março 09, 2007

Leituras ao desafio


Hoje decorreu a finalíssima do Concurso «Leituras ao Desafio», onde estiveram presentes os vencedores dos três ciclos de ensino, apurados nas várias etapas que foram decorrendo ao longo da semana.

1º Ciclo: Ana Maria Pereira

2º Ciclo: Luís Sousa

3º Ciclo: Ivan Machado



E a grande vencedora desta finalíssima foi a... Ana Maria Pereira

Todos receberam como prémio um livro, já que era por eles que estávamos ali e é também com eles que aprendemos a crescer por dentro. E para os melhores leitores só podíamos mesmo escolher como prémio a matéria e a cor das palavras tornadas livro: Ler Doce Ler, de José Jorge Letria; O Menino Que não Gostava de Ler, de Susanna Tamaro; O Último Período, de Anabela Mimoso; e, por fim, para o vencedor absoluto, Primeiro Livro de Poesia, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Parabéns a todos e boas leituras.


quinta-feira, março 08, 2007





Pois é, hoje viajámos até à Ilha das Palavras que existe no pequeno oceano da nossa Biblioteca, embarcando na magia do livro de José Jorge Letria. Uma visita guiada pela voz da Isa, da Liliana, da Mónica e do Ricardo, alunos do 8º A. A porta está fechada, mas nós já a abrimos. Deixem-nos respirar fundo...











O último ensaio. A Mónica bem tenta esconder-se...











E, finalmente, depois de muitos nervos de última hora, a leitura encenada do livro A Ilha das Palavras. Os nossos contadores de histórias desbravando os caminhos das páginas...










O nosso público, alunos do 4º ano, que tentaram seguir o som das palavras "árvore" ou "montanha", mesmo quando o barulho lá fora abafava a voz dos nossos contadores de histórias.

Agradecemos ao José Jorge Letria por ter escrito um texto tão belo sobre a descoberta da essência das palavras, do seu potencial criativo, do sabor especial das sonoridades que convocam. Agradecemos ao professor Vítor Bompastor por ter recriado o imaginário poético das ilustrações. Agradecemos a colaboração sempre prestável e simpática dos funcionários, especialmente, neste caso, ao Sr. António e à D. Fernanda.

E que cada um de nós encontre a sua Ilha das Palavras...

quarta-feira, março 07, 2007

Brincando à desmatemática

Aliando a celebração da «Semana da Leitura» ao «Dia da Matemática», quisemos festejar esse feliz encontro de duas linguagens – a língua e a matemática – que nos permitem “ler” o mundo, dando um sentido à realidade, decifrando os seus mistérios. E escolhemos fazê-lo através da leitura de textos do Pequeno Livro da Desmatemática, de Manuel António Pina, em que este escritor “inventão” brinca ao jogo da escrita desmontando, ao mesmo tempo, o significado de alguns símbolos matemáticos.



A professora Inês leu os textos, a professora Cidália, no âmbito do Clube de Artes Visuais, concebeu os painéis que ilustram alguns símbolos matemáticos, a Sónia e a Tânia, do 9º B, desenharam o nome da actividade e algumas referências matemáticas no papel de cenário por detrás do palco, a Dona Fernanda e a Cátia, do 9º A, deram apoio logístico.
Mas não quisemos que o público, os alunos dos sétimos anos, ficassem de fora do jogo da “desmatemática”. Por isso, no final da apresentação, foram convidados a escrever também eles um texto em que utilizassem a linguagem matemática. Contos do tipo “Era uma vez…” ou poemas rimados ou “desrimados”. Liberdade total para a desmatemática! O melhor texto será publicado aqui no blog.

"O cantinho de leitura"


É verdade, "plantámos" um cantinho de leitura no átrio da escola... Devo dizer que o puf tem sido concorrido, "de pulo ou de vôo" todos querem é aterrar. E os livros, apesar de não serem tão fofos, também têm despertado a atenção. Abrem-se, espreitam-se, fecham-se, procuram-se outros. E fazem-se suposições: pela cor, pelo título, pelas dimensões: «Este deve ser fixe!», «Este deve ser uma seca...». Alguns querem confirmar. Ficam e lêem algumas das histórias que "andam a monte".
Porque...
Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvir rir,
de os ver sonhar
e de abrir de par em par
as paisagens e as imagens,
para eles, lendo, poderem sonhar.

José Jorge Letria,
in Ler doce ler

segunda-feira, março 05, 2007

A instalação perfeita para a «Semana da leitura»



Livros, livros, livros, muitos livros...


De todas as cores, tamanhos, cores, assuntos. Livros que ecerram saberes, teorias, culturas, perspectivas do mundo. Livros que constrõem paredes contra o vazio de ser.











Livros. E dos livros nasce uma casa, o lugar exacto da palavra que se fez livro e do livro que se fez arte. Uma casa. O mundo.






E lá dentro o abismo, a sensação do infindável, de um universo de livros, da biblioteca sem princípio nem fim.





O Projecto BooK Cell, do eslovaco Matej Krén, instalado no Hall do CAMJAP (Fundação de Arte Moderna Azeredo Perdigão) reúne livros editados pela Fundação Calouste Gulbenkian, ao longo dos anos, e repete o procedimento recorrente deste artista: empilhar milhares de livros, criando uma estrutura arquitectónica em que somos convidados a entrar. Neste caso, o efeito dos espelhos provoca uma sensação muito estranha, pela sensação de vertigem, mas absolutamente fantástica. A memória e o saber acumulados nos livros reunidos, fechados e inacessíveis, diversos e preciosos serão potencialmente recuperados no final, quando todos puderem regressar à sua função de ser lidos, mas terão sido entretanto trabalhados como matéria escultórica para a criação de novas formas.

Esta é a instalação que gostava de ter na nossa escola durante esta «Semana da leitura». Mas... não pode ser. Por isso criámos nós as formas com os materiais possíveis. A ver nos próximos dias...

quinta-feira, março 01, 2007

«Semana da Leitura»

Na próxima semana, a nossa escola, tal como muitas outras no nosso país, vai celebrar a «Semana da Leitura», uma proposta do Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldaleitura.gov.pt) a que, mais uma vez, aderimos com entusiasmo (apesar de tristes por não sermos contemplados com um reforço financeiro para adquirir mais livros a para a Biblioteca). Aqui fica o programa da semana:
  • «Leituras ao Desafio» - de 5 a 9 de Março

Um concurso de leitura que contará com a participação das turmas do 4º ano, do 2º e 3º ciclos, que procura promover o gosto pela leitura em voz alta. Numa primeira fase (semana de 26 de Fevereiro a 2 de Março), serão seleccionados os alunos que vão participar no concurso: três alunos em cada turma do 4º ano e dois em cada turma do 2º e 3º ciclos. Depois, entre 5 e 9 de Março o concurso de leitura entra na fase de selecção interturmas, havendo um vencedor por ciclo e uma finalíssima em que se apurará o melhor dos três ciclos. O júri será constituído pelos professores do Departamento Curricular de Línguas e por um membro do Conselho Executivo. Deixamos, abaixo, o calendário da actividade, para que possas ver o dia em que "vamos entrar em acção".
05/03/07 - 4º + 4º (Final do 1º Ciclo), às 10h30
05/03/07 - 5º A + 5º B, às 15h40
06/03/07 - 6º A + 6º B, às 10h30
06/03/07 - 5º + 6º (Final do 2º Ciclo), às 15h40
07/03/07 - 7º A +7º B + 7º C, às 10h30
07/03/07 - 8º A + 8º B, às 15h40
08/03/07 - 9º A + 9º B, às 10h30
08/03/07 - 7º + 8º + 9º (Final do 3º Ciclo), às 15h40
09/03/07 - 1º ciclo + 2º ciclo + 3º ciclo (Finalíssima), às 10h30

  • «Brincando à Desmatemática» - 7 de Março

Declamação de textos do Pequeno Livro da Desmatemática, de Manuel António Pina, seguida de um workshop de escrita criativa com a linguagem matemática. Público-alvo: 7º A, 7º B e 7º C. Horário: 16hoo.

  • «Viagem à Ilha das Palavras» - 8 de Março

Alguns alunos do 3º ciclo farão uma leitura encenada do livro A Ilha das Palavras, de José Jorge Letria. Público-alvo: alunos do 4º ano. Horário: 10h30.