quarta-feira, abril 23, 2008

O Livro e a Liberdade

"Os corações exultaram de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos: os soldados puseram cravos vermelhos nas espingardas e as mulheres esqueceram-se do jantar e das limpezas da casa e correram para a rua com os filhos ao colo e cravos vermelhos ao peito, chorando e rindo, comovidas e confusas; as pessoas que tinham sido expulsas e obrigadas a refugiar-se longe regressaram; as portas das cadeias abriram-se e os presos voltaram, a casa; os jovens vieram da guerra, felizes por estar de novo rodeados dos amigos e abraçar os pais e os irmãos; e os meninos e as meninas puderam pela primeira vez dar as mãos e falar e olhar-se, caminhando lado a lado sem medo de acusações nem de castigos."

Hoje, aliando a comemoração do Dia Mundial do Livro à celebração do dia 25 de Abril, os alunos do 9º A apresentaram à comunidade escolar uma pequena encenação que incluiu a leitura do livro O Tesouro, de Manuel António Pina. Esta iniciativa foi idealizada e arganizada pela professora Susana Pinto, contando também com a colaboração do clube LerArtes.

segunda-feira, abril 21, 2008

LerArtes a "ler" a Casa da Música


Os alunos do LerArtes, depois de ler para as crianças da EB1 da Corujeira, foram "ler" a Casa da Música, porque queremos que o clube seja um espaço em que a leitura seja uma estratégia semiótica alargada a outras artes. E gostaram mesmo muito deste texto arquitectónico criado por Rem Koolhaas, apesar da aceleração da visita por causa do cumprimento da hora de chegada.

A "princesa" na EB1 da Corujeira


A prepração cénica, com a Rafaela na assistência "técnica"










A Isa, o Tiago, a Marisa, a Mónica e a Liliana

Os meninos que nos "aturaram"


Na sexta-feira, 18 de Abril, o clube LerArtes foi fazer esta apresentação da leitura encenada de A Princesa que Queria ser Rei, de Sara Monteiro, na EB1 da Corujeira, do Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto. Agradecemos a todos os meninos e professores que nos receberam tão calorosamente e nos ofereceram lindos marcadores de livros inspirados nesta obra.

terça-feira, abril 08, 2008

"Campeonato Ler+"

Depois da turma do 8º B se ter destacado claramente no primeiro período e ter "ganho" o título de «Turma Ler+», temos agora uma forte concorrência. A professora tem estimulado a competitividade mandando “umas bocas” às outras turmas e o 8º A tem respondido a esta “provocação” lendo cada vez mais e aproximando-se assim do primeiro lugar no pódio.
Claro que nestas duas turmas há leitores que fazem engrossar mais o caudal das leituras da sua turma. No 8º B destacam-se a Ângela, a Ana Teresa, a Cristina e a Marie-Line. No 8º A há dois leitores que disputam o título de «Leitor+»: o Guilherme e o Joel. Boas montanhas de livros para "escalar".

segunda-feira, abril 07, 2008

As leituras de férias





Lido pela Ângela, 8º B









Lido pela Cristina, 8º B









Lido pelo Rui, 9º A









Lido pela Olívia, 8º A