domingo, outubro 29, 2006

OS PIRATAS andam aí...

Este livro de Manuel António Pina envolve-nos, desde o primeiro capítulo, no mundo encantatório de uma história que se abre, lentamente, como baú que guarda um tesouro a descobrir, num apelo à imaginação, à magia de acreditar em mundos (im)possíveis, fazendo acordar em nós as crianças que fomos, que somos, que seremos ainda enquanto guardarmos dentro de nós a capacidade de sonhar.

Palavra ao livro:
“Há pessoas que não acreditam em ilhas. Acham que as ilhas são coisas inventadas, em que só se acredita quando se é criança. Por isso, chega um dia em que julgam que já não são crianças e deixam de acreditar em ilhas.
Outras pessoas pensam que uma ilha é uma terra rodeada de mar e de névoa por todos os lados. Todavia, no meio da névoa, dentro da ilha, está-se em muitas mais coisas que numa terra, pode até estar-se num sítio desconhecido dentro de nós. Chamo-me Manuel e vivo numa ilha, ou uma ilha vive em mim, não tenho a certeza, uma ilha rodeada de mar e de névoa por todos os lados, principalmente pelo lado de dentro.”


Passa a palavra aos leitores:
Os Piratas é um livro interessante, pois mostra-nos que os sonhos, por vezes, são confundidos com a realidade. Gostei de lê-lo e aconselho a todos que o leiam.
Cátia Oliveira, 9º A

Este livro de Manuel António Pina tem ilustrações de Manuela Bacelar, que vão ilustrando os capítulos. Este livro leva-nos dentro dos sonhos: fala de um rapaz que vivia numa ilha e teve um sonho com piratas.
Sílvia Borges, 9º A

É um livro interessante, pois joga com a imaginação de uma personagem, o que por vezes torna a história difícil de perceber. Contudo gostei de o ler.
Tânia Pereira, 9º Ano

Gostei do livro porque a história era interessante. É um bocado complexo porque há uma altura em que se confunde o sonho com a realidade da personagem.
Margarida Pereira, 9º A

É um livro interessante, com uma história simples e fácil de perceber. Gostei de lê-lo.
Inês Machado, 9º A

terça-feira, outubro 17, 2006

Um escritor "inventão"



O poeta Manuel António Pina nasceu em 1943, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, mas é jornalista de profissão, do Jornal de Notícias, no Porto, colaborando também em outras publicações, como o Jornal de Letras, o Expresso ou o Diário de Lisboa.
É autor de "livros para crianças", a que normalmente se chama literatura infanto-juvenil, todavia as suas páginas também se abrem para os adultos que sabem ler com a imaginação, que não se perderam da sua infância interior.
Algumas dessas obras ocupam um lugar especial na estante das minhas emoções: O Pássaro da Cabeça (1983); História com Reis, Rainhas, Bobos e Galinhas (1984); Os Piratas (1986); O Inventão (1987); O Têpluquê e Outras Histórias (1995); O Livro de Desmatemática (1997); Histórias que me contaste tu (1999). Os seus livros têm uma dimensão poética e um sentido de humor inconfundíveis. Só os li depois de adulta, já era "criança grande" (ou nem por isso...), e neles mergulhei numa infância sem tempo, que fica para além de todas as idades, perto e distante, no fascinante mundo das histórias.
E não sou só eu que gosto dos seus livros, como o comprovam os vários prémios recebidos, entre os quais o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, em 1987, com o seu livro O Inventão, e uma Menção do Prémio Europeu de Literatura Juvenil Pier Paolo Vergerio - Itália. Já foi traduzido para galego, espanhol e dinamarquês e algumas das suas obras foram adaptadas para cinema e televisão.
Podes encontrar livros deste autor na Arca dos Livros, que um dia destes poderás abrir numa Aula de Substituição. Deixa-te embalar pelas palavras mágicas deste "inventão" de histórias e descobre "o misterioso poder que as palavras têm para fazer sentido".
Prof. Inês de Castro

Pelo livro é que vamos

O Governo lançou, como desígnio nacional, o Plano Nacional de Leitura - Ler+, uma iniciativa que tem como objectivo elevar o nível de literacia no nosso país, pois o exercício pleno da cidadania e o progresso social só se "conjugam" com o verbo ler. Assim, com este plano, pretende-se "criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura".
A nossa Escola, seguindo estas linhas orientadores, idealizou o projecto "Pelo livro é que vamos", que procura promover, através de diversas actividades (as quais serão atempadamente publicitadas neste blog), o gosto pela leitura e contribuir para desenvolver as competências linguísticas da comunidade. Procurando cruzar experiências de leitura, criámos também este espaço de encontro e de partilha de reflexões, opiniões, sugestões e emoções vivenciadas enquanto leitores... Perseguimos o sonho de juntar os "pedaços" de todos os livros: os meus, os teus, os nossos...