Da sua já vasta obra podes encontrar na nossa Biblioteca os seguintes livros:
Cinco Tempos, Quatro Intervalos
O Gorro Vermelho
Nem Pato, Nem Cisne
Em qualquer um destes livros encontrarás uma porta aberta para outros mundos e para ti próprio(a).
quarta-feira, janeiro 31, 2007
Depois de divulgarmos ontem os vencedores do concurso «À descoberta do livro», vamos hoje conhecer mais sobre a autora do "livro-mistério" de Janeiro. Aqui fica uma pequena biografia desta escritora que tem conquistado muitos jovens leitores, quer pelos temas sempre actuais e que convocam as nossas emoções, quer pela qualidade da sua escrita.
«Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.»
Concurso «À descoberta do livro»
Todos os meses afixamos uma página solta de um livro da Biblioteca da nossa Escola para que tu o descubras na estante de literatura infanto-juvenil. Quando o encontrares e tiveres identificado o autor e o título, deves informar rapidamente o teu(tua) professor(a) de Língua Portuguesa.
Aceita o desafio, aproveita a viagem ao fantástico mundo dos livros e arrisca-te a ganhar um prémio se fores o(a) primeiro(a) a descobrir o “livro-mistério”. Pelo livro é que vamos…
Os grandes vencedores do mês de Janeiro são...
Parícia Pereira, 6º A
Tiago Barros, 6º A
E o "livro-mistério" de Janeiro era...
Cinco Tempos, Quatro Intervalos, da escritora Ana Saldanha, com ilustrações de José Miguel Ribeiro
Este livro conta a história de «Uma menina gorda chamada Dulce, que gosta de gatos e tem pais divorciados. E tudo se passa ao longo de uma manhã de aulas. Poderia resumir-se assim este livro... Se não fosse o talento da autora, o modo como trabalhou o tema, a consistência e a verosimilhança das personagens, a forma contida como tudo é apresentado - muito embora a emoção não deixe de estar presente. Uma escrita notável, e certamente o melhor livro para a faixa juvenil que Ana Saldanha escreveu até hoje.»
Cinco Tempos, Quatro Intervalos é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e podes encontrá-lo na Biblioteca.
sábado, janeiro 27, 2007
Viagem à volta dos livros - Parte II
Depois de um longo tempo sem internet na escola, o que, fatalmente, silenciou o nosso espaço de encontro de leituras na blogosfera, regressamos para continuar a viajar à volta dos livros. Nestes quase dois meses de silêncio, não deixámos de percorrer o caminho das palavras, de dialogar com as personagens que povoam as páginas dos livros, de conhecer os seus mundos, de partilhar as suas alegrias e as suas tristezas, de aprender a ler a vida com elas.
Algumas destas personagens foram passar o Natal connosco. Vamos ver o que resultou desta convivência, descobrir algumas das personagens preferidas:
O Marco Ralo, do 8º B, levou o livro Capitães de Abril, de José Jorge Letria: «A personagem de que mais gostei foi do João, porque era um homem que teve a coragem de ter ido para a rua divulgar a liberdade.»
A Cátia Oliveira, do 9º A, levou o livro Sentados no Silêncio, de Alexandre Honrado: «Gostei da Filipa pela força de vontade que ela tem, porque era toxicodependente e seropositiva, mas mesmo assim conseguiu ultrapassar tudo isso e seguir a vida para a frente.»
A Sofia Marinho, do 9º B, levou Paixão em Florença, de Somerset Maugham: «Gostei mais de Mary, porque assume tudo com muita energia e não tem vergonha de dizer o que sente.»
Estes foram encontros felizes de leitores com personagens. Prometemos, em breve, divulgar o top ten das personagens mais detestadas. Gostar ou não gostar: eis a questão.
Subscrever:
Mensagens (Atom)