terça-feira, fevereiro 05, 2008

Os meninos que não gostam de ler...

Este livro, O Menino Que não Gostava de Ler, de Susanna Tamaro e editado pela Editorial Presença, fala de um menino que, no dia em que fez oito anos, teve a prenda que mais detestava: um livro. Todos os anosos pais lhe ofereciam livros e insistiam para que lesse, mas ler para ele era um pesadelo, as letras misturavam-se umas com as outras e nada fazia sentido.
Leopoldo, o menino que não gostava de ler, farto de ser incompreendido pelos pais, decidiu fugir de casa. É então que, quando andava perdido, conhece alguém muito especial, um homem, aparentemente cego, que descobre qual é o problema de Leopoldo com os livros: a falta de visão... E resolvido este problema oftalmológico, o menino pôde mergulhar nas histórias fantásticas dos livros.
Esta obra retrata o facto de os jovens de hoje em dia não gostarem de ler. Mas diz como ultrapassar este problema e demonstra que existem muitas histórias interessantes para ler.
André Morais, 9º A

Parece-me ter muitos meninos que não gostam de ler no 9º A, a calcular pelo incumprimento dos contratos de leitura. Caso para dizer: se puderem ver, leiam. Ler com os olhos, com a imaginação, com a emoção. Não deixem que a "cegueira" vos impeça de aceder ao mundo extraordinário dos livros. Continuo pacientemente à espera que os vossos olhos se abram....


Sem comentários: