quinta-feira, junho 21, 2007

"Aquário"







O escritor pensa o mundo e escreve










a obra nasce do encontro com as palavras









os meninos sonham histórias que tornam suas




E desta vez os alunos do 1º ciclo da nossa escola viajaram por um aquário que é, afinal, o nosso mundo, onde se cruzam peixes-pessoas diferentes em muitos aspectos, mas iguais no valor afectivo de cada um. E todos puderam aprender com esta história a importância da amizade e da solidariedade que nos deve unir para além de todas as diferenças que nos possam separar.


O escritor João Pedro Mésseder (José António Gomes), o autor de Aquário, visitou-nos, na tarde do dia 19, e falou desta obra, da experiência de escrever, da forma como as histórias crescem na sua imaginação, respondendo às perguntas curiosas de muitos meninos. Depois contou ainda a história do tonto Pedro Malasartes e das suas engraçadas (des)aventuras e convidou-nos a brincar com o jogo poético de Versos com Reversos.


Os meninos ficaram fascinados com o que, para todos, era o primeiro contacto com um escritor, autor de um livro que leram, e reagiram sempre com entusiasmo, desde o momento em que o receberam à porta da escola até ao final do encontro.





Sem comentários: