domingo, dezembro 02, 2007

Doce insujeição...





As leituras de Liliana Almeida


O último livro que li: Fora de Serviço, de António Mota, Editora Gailivro.

A história inicia-se num sexta-feira, por volta da hora do jantar, na casa de Rui, o narrador autodiegético. A mãe, Isabel, estava na cozinha a fazer o jantar, o pai estava na sala a ver televisão, o irmão estava o quarto a jogar um jogo que lhe tinham emprestado e Rui estava no seu quarto a olhar para o espelho, preocupado com as borbulhas, como todos os jovens da sua idade (treze anos). A mãe chama-os para jantar e eles demoram a chegar. Quando todos já estavam sentados, fez um comunicado bombástico para toda a família: "... a partir deste momento esta Isabel deixa de ser vossa criada. A partir deste momento cada um trata de si.".

Opinião sobre a obra: Este livro fala-nos de um problema da sociedade actual, embora já tenha sido mais grave: o confinar a mulher à banca da loiça, a arrumar pura e simplesmente a casa, acumulando com o desempenho da sua profissão, como mais um dever a cumprir. Gostei de o ler porque denuncia esta sociedade machista que reduz o papel da mulher e recomendava-o a todos os homens que julgam que as mulheres só servem para cuidar da casa e a todas as mulheres que são vítimas desta injustiça.

Informações sobre o autor: António Mota nasceu em Baião, em 1957. É professor do Ensino Básico desde 1979. tem vindo a publicar regularmente para crianças e jovens, contando já com quatro dezenas de títulos. Ganhou diversos prémios literários, entre os quais o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura, em 2004.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aquele rapaz que fez o texto do limpa neves tem um jeito para a coisa
pedro 8a