segunda-feira, outubro 20, 2008

Viagem aos contos de Miguel Torga

Os alunos do 9ºA iniciaram hoje uma nova "viagem" literária, desta vez ao mundo literário de Miguel Torga. Os Novos Contos da Montanha (1944) são o nosso destino de leitura.
Neste primeiro dia, alguns alunos responderam ao desafio de pesquisarem, durante o fim de semana, sobre a vida e obra do autor e foram contando aos colegas as suas descobertas biobibliográficas. A Cristina sabia que ele nasceu em 1907, em S.Martinho de Anta, em Vila Real (aqui bem perto, portanto) e que morreu em 1995, em Coimbra; a Márcia sabia muitas coisas: que, originário de uma família humilde, emigrara para o Brasil com 12 anos para trabalhar na fazenda do tio durante cinco anos, que regressara a Portugal para estudar em Coimbra, onde se formou em Medicina e onde exerceu a profissão de médico durante toda a sua vida; o Guilherme lembrou que Miguel Torga era um pseudónimo de Adolfo Correia Rocha e o Brandon, recorrendo aos apontamentos, explicou que o nome "Miguel" era uma homenagem a Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno (dois grandes escritores espanhóis admirados pelo autor) e que "Torga" (designação nortenha de urze) evocava a paisagem bravia da montanha transmontana, árida e rochosa; o Luís acrescentou que um dos livros pelos quais é mais conhecido é a obra Os Bichos (1940).
Esta obra, recomendada pelo programa de português do 9º ano de escolaridade, retrata a dureza do mundo rural português através de uma linguagem simples mas cuidada. São histórias que giram em torno de personagens duras e bravias como a terra, tendo como cenário de fundo a paisagem transmontana, e que falam dos conflitos humanos: sejam eles vividos no interior de si próprios, ou sejam o reflexo do seu confronto com as leis divinas e terrestres que os condicionam, limitando os seus horizontes humanos.

Sem comentários: