Os alunos do 9ºA iniciaram hoje uma nova "viagem" literária, desta vez ao mundo literário de Miguel Torga. Os Novos Contos da Montanha (1944) são o nosso destino de leitura.
Neste primeiro dia, alguns alunos responderam ao desafio de pesquisarem, durante o fim de semana, sobre a vida e obra do autor e foram contando aos colegas as suas descobertas biobibliográficas. A Cristina sabia que ele nasceu em 1907, em S.Martinho de Anta, em Vila Real (aqui bem perto, portanto) e que morreu em 1995, em Coimbra; a Márcia sabia muitas coisas: que, originário de uma família humilde, emigrara para o Brasil com 12 anos para trabalhar na fazenda do tio durante cinco anos, que regressara a Portugal para estudar em Coimbra, onde se formou em Medicina e onde exerceu a profissão de médico durante toda a sua vida; o Guilherme lembrou que Miguel Torga era um pseudónimo de Adolfo Correia Rocha e o Brandon, recorrendo aos apontamentos, explicou que o nome "Miguel" era uma homenagem a Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno (dois grandes escritores espanhóis admirados pelo autor) e que "Torga" (designação nortenha de urze) evocava a paisagem bravia da montanha transmontana, árida e rochosa; o Luís acrescentou que um dos livros pelos quais é mais conhecido é a obra Os Bichos (1940).
Esta obra, recomendada pelo programa de português do 9º ano de escolaridade, retrata a dureza do mundo rural português através de uma linguagem simples mas cuidada. São histórias que giram em torno de personagens duras e bravias como a terra, tendo como cenário de fundo a paisagem transmontana, e que falam dos conflitos humanos: sejam eles vividos no interior de si próprios, ou sejam o reflexo do seu confronto com as leis divinas e terrestres que os condicionam, limitando os seus horizontes humanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário