domingo, março 29, 2009

Uma noite de "improvisos"

A nossa viagem ao mundo do teatro continuou, ainda no dia 26, à noite, quando fomos assistir ao espectáculo Esta noite improvisa-se, peça de Pirandello levada à cena pelos Artistas Unidos.
De regresso ao mesmo teatro que à tarde nos tinha deixado fascinados, continuaram as surpresas e o encantamento. Primeiro, antes do espectáculo, a caça ao autógrafo de actores e outras figuras públicas que vieram assistir à peça, com especial relevo para a "desgraçada" da actriz Dalila Carmo, que teve de dar vinte e tal autógrafos enquanto tentava jantar no restaurante do teatro. Depois, durante o espectáculo, o inesperado do teatro de Pirandello: sair ou não sair da sala no "intervalo", ver as cenas que se passavam lá fora ou ficar para assistir ao que se desenrolava dentro da sala? A perplexidade esperada, algum desconcerto, mas muita curiosidade e, mais uma vez, encanto. A melhor frase para definir o que sentiram os alunos talvez seja a do Pedro: "Não percebi metade, mas foi espectacular.". O que realmente interessava foi, pois, conseguido: desfazer o preconceito de que "o teatro é chato" e cativar potenciais espectadores para o futuro.
Descobrimos também que a arte, não sendo a vida, pode fornecer-nos lições para a vivermos: o drama de uma Mommina castrada e aniquilada pelo ciúme obsessivo de Rico Verri deu-nos matéria para algumas reflexões paralelas. Mas essa é uma peça para alguns "actores" que queiram rever-se nas suas personagens...

2 comentários:

Anónimo disse...

queria dizer que é uma honra a minha frase tar aí mas percebi a peça toda
um beijinho na bochecha

ass.pedro

Anónimo disse...

A melhor visita de estudo de todo o sempre!
tirando aquele pequeno promenor da pousada=)
mas so o facto de poder ver o pedro lima=)