Sigismundo, saindo do seu torpor, perguntou-lhe se conhecia o caminho das nascentes do Nilo. O soldado apontou dois montes longínquos onde cresciam longas ervas louras e disse:
Os livros andam à procura de um espaço de respiração para as palavras. Aqui, no blog das turmas que de mim foram, estão sendo e serão, um lugar do Agrupamento de Escolas de Cerva onde se cruzam leituras feitas em Língua Portuguesa e seus arredores...
Sigismundo, saindo do seu torpor, perguntou-lhe se conhecia o caminho das nascentes do Nilo. O soldado apontou dois montes longínquos onde cresciam longas ervas louras e disse:




O Beijo, João Paulo Redondo
Este livro, O Menino Que não Gostava de Ler, de Susanna Tamaro e editado pela Editorial Presença, fala de um menino que, no dia em que fez oito anos, teve a prenda que mais detestava: um livro. Todos os anosos pais lhe ofereciam livros e insistiam para que lesse, mas ler para ele era um pesadelo, as letras misturavam-se umas com as outras e nada fazia sentido.
Este livro, editado pela Âmbar, é de Marilar Aleixandre, nascida em Madrid mas residente na Galiza. Professora de Didáctica das Ciências na Universidade de Santiago de Compostela, desenvolve também uma actividade regular como escritora, tendo já publicado vários livros para o público infanto-juvenil, assim como outras obras que se distribuem por diferentes géneros literários, entre os quais romance, teatro, ensaio e guiões para BD.
Quem leu:
Maria de Fátima Mendes, 8º A
Ana Teresa Machado, 8º B
E para fechar a semana da visita de estudo ao teatro, ficam aqui as imagens do antes, da alegria de, simplesmente, estarmos juntos, cruzar conversas, descobrir um espaço, antecipar expectativas, entrar na sala de espectáculos. E depois o riso, pelo meio o sono (não acredito, Daniel!), no final as palmas. E agora o texto, meninos...