segunda-feira, março 24, 2008

sexta-feira, março 14, 2008

Alice, Alice!

Finalmente, as imagens da leitura encenada organizada pelo clube LerArtes para os meninos da pré-escola e do 1º ciclo.

segunda-feira, março 10, 2008

A "nossa" princesa cavalona


O grupo de 9º A que faz parte do clube LerArtes - a Isa, a Liliana, a Mónica, a Rafaela e o Tiago - apresentou, no dia 6 de Março, a leitura encenada do livro A Princesa Que Queria Ser Rei, no âmbito da semana da Leitura.
Lamento, "meninos", só ficámos com imagens dos ensaios... Mas certamente o vosso público, os alunos do 2º ciclo, guardou esta leitura encenada na memória. Estavam todos lindos, como sempre que... não estão a ter um ataque histérico, não é Tiago e Marisa? Jinhos para todos.

sexta-feira, março 07, 2008

Entre o "gosto de ler" e o "não gosto de ler"



Ler é também um caminho, uma descoberta, uma aprendizagem. Alguns começam a despertar para o prazer da leitura, outros esbarram ainda com o silêncio das páginas. Transitamos entre o "gosto de ler" e o "não gosto de ler"...


Os tipos de livros que eu gosto mais de ler são os livros de aventura, como os de «Harry Potter» ou «Os Cinco». Gosto mais deste tipo de livros porque, como já disse, são muito divertidos e têm muita aventura. Desde que comecei a ler este tipo de livros que me tenho interessado mais pela leitura. Sei também que tenho de começar a ler outros tipos de livros, mas estes são os que mais me cativam. Gosto também de outros tipos de livros como a Banda Desenhada, que também são muito fixes. Mas há uma coisa nos de aventura que eu gosto mais do que dos de BD: o mistério.
Sinto que o meu gosto pela leitura esta a crescer, cada vez gosto mais de ler.
Guilherme, 8º A
O único livro que li até agora foi Perigo Vegetal um livro de Ramon Caride. Esse livro fez com que eu gostasse de ler uma vez na vida, porque era um livro de aventuras científicas e eu gostei imenso. Mas isso não fez com que despertasse em mim o amor pela leitura. Não sei o porquê, mas não me sinto bem a ler, talvez ainda não tenha encontrado o tipo de literatura com que me identifique.
Sendo o mais sincero possível, acho que a leitura e eu não são compatíveis. Talvez um dia mais tarde.
Luís Faria, 8º A

Eu gosto é de poesia


Eu gosto de livros de poesia e, neste momento, estou a ler Anos 90 e Agora, uma antologia da nova poesia portuguesa. Este livro é composto por poemas de vários autores, abordando temas muito diferentes.
Adoro ler poesia, mas gosto de ler livros de terror, dois tipos de leitura muito diferente. Pode parecer estranho, mas.... é assim.
Daniel, 9º A
llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
O livro que eu mais gostei foi Poesia Reunida, de Manuel António Pina, um livro de poesia muito interessante. Os poemas deste autor referem-se a um alguém que, neste caso dá a impressão de ser uma mulher, mas não têm nada de romântico nem rimas. Recomendo este livro porque se aprende muito, é quase uma história da vida. Fiquei a pensar muito em alguns poemas que me tocaram especialmente.
Marisa, 9º A




quinta-feira, março 06, 2008

Os fãs de Harry Potter

Gosto muito da colecção do Harry Potter. Para mim um bom livro na minha opinião tem que ter suspense, ser uma história que no fim do livro nos deixe a pensar. Por isso aprecio os livros de J.K. Rowling.
Carlos Moura. 9º A

Gostamos imenso da colecção «Harry Potter» porque os livros têm bastante aventura, mistérios e mundos imaginários.
Rui Rodrigues e André Morais, 9º A

O meu primeiro e único livro que li até ao fim chama-se Harry Potter e a Ordem da Fénix, da famosa escritora J. K. Rowling. O meu recorde de páginas lidas foi obtido com este livro. São cerca de 750 páginas. Gostei muito e aconselho-o a leitores apaixonados pelo suspense, aventura, porque é daqueles que se começam a ler e não se consegue parar, pois é um livro que desperta a curiosidade.
José Pedro, 8º A

De todos os livros que eu li, os que mais gostei foram os da colecção do Harry Potter, principalmente do último, que foi o mais interessante de todos. Não quer dizer que não gostasse dos outros, mas este foi o que mais me cativou. De todas as personagens do livro, a minha preferida é Harry, e também Ron, Hermione e Neville, que sempre pareceu muito trapalhão, mas que neste livro vai mostrar-se um grande herói, quase tão importante como a personagem principal, Harry, que salvou o mundo dos feiticeiros
Joel, 8º A


quarta-feira, março 05, 2008

É sempre uma aventura...


Eu gosto muito desta colecção porque os livros que inspiram os jovens a continuar a lê-los. São aventuras com histórias muito fixes e engraçadas. Aconselho os meus colegas a lê-los.
Filipa, 8º B

Eu gostei muito desta colecção porque os meus livros preferidos são os de aventura. Estes livros são muito fixes, têm o suspense, a aventura, as descobertas, o receio … Em algumas aventuras há muito perigo, homens armados e isso torna-se muito espectacular. Gostei especialmente de uma Aventura no Carnaval, quando as gémeas e uma amiga delas foram raptadas, para depois pedirem ao pai de uma delas para lhes fazer uma plástica.
Diogo, 8º B

O livro que mais gostei foi da colecção «Uma Aventura» porque gosto de livros de aventura, onde as personagens estão sempre em apuros e em grande perigo, mas depois aparece sempre alguém que os ajuda.
Humberto, 8º A

Gostamos muito desta colecção, porque tem várias aventuras por Portugal e podemos assim imaginar vários sítios do país. Estes livros têm várias personagens a falar, mas só cinco são as principais que participam em todas as aventuras (eles conseguem sempre arranjar uma pequena mentirinha para sair de casa). Os livros são divertidos e fáceis de ler.
Andreia e Elisabete, 8º A


Eu gosto de ler ao livros da coleção «Uma Aventura» porque gosto dos mistérios que eles desvendam. Tem muitas imagens e está muito bem escrito, mas gosto sobretudo de chegar ao fim para ver o que aconteceu.
António Lopes, 8º B

O livro que mais gostei mais até hoje foi Uma Aventura no Deserto pois é cheio de animação, divertimento e amizades novas. Gostei deste livro porque se passa no sítio que mais gostava de ir com os meus amigos e pessoas mais íntimas, acho que é um lugar magnífico para passar umas grandes férias tal como os 5 aventureiros: João, as duas gémeas, Pedro e Chico. E também gosto dele porque as personagens participantes são as minhas preferidas. Já o li 5 vezes, não me canso de o ler….
Tânia Dias, 8º B

terça-feira, março 04, 2008

Ainda a admiração pela força de viver...

Este livro conta-nos a história de uma rapariga, Susana Lima, que teve leucemia. Foi uma grande luta para uma menina de 10 anos.
Cristina,8ºB
Branca
Este livro conta a história de uma rapariga com leucemia, que descobriu que tinha por causa do seu cão, a quem ela está muito agradecida e lembra com saudade (ele já morreu com cancro). Achamos o livro muito interessante, apesar de ser uma narrativa curta.
Cátia e Ana Teresa, 8ºB


Nós gostámos muito de ler este livro porque é uma história que nos comoveu a todos nós. Este livro fala de uma menina que teve leucemia quando tinha apenas dez anos. Ela conseguiu detectar a sua doença com a ajuda do seu cão Bolinhas. Nós gostamos de ler este livro porque nos mostra “uma grande força de viver”.
Laila e Lúcia, 8º B

Um dos livros que gostámos de ler foi "A minha força de viver" de Susana Lima Pereira, porque é uma histórica verídica e porque, de facto, Suna demonstra muita "força de viver". Uma lição que aprendemos também com esta história é que os cães são de facto os nossos melhores amigos, pois se não fosse o câo de Susana, "Bolinhas", talvez não descobrisse a sua doença a tempo de a curar. Este livro ensina-nos que devemos lutar pela vida mesmo quando ela não é correcta connosco.
Ana, Fátima e Márcio, 9º A

O meu livro entre os livros

O livro que mais gostei de ler até hoje foi Os Piratas, de Manuel António Pina. Do que mais gostei durante a leitura foi quando o rapaz adormeceu num sono profundo e sonhou que foi à ilha um grande barco de piratas, que ele se escondeu e os piratas matavam todas as pessoas que vissem à sua frente. Roubavam tudo de valioso e comida para se alimentarem ao pé do rapaz e depois apareceu um velho e disse para ele tentar acordar para isto acabar ele acordou e tudo acabou.
Frederico Alves, 8º B

O Principezinho foi um livro que nós gostámos muito de ler, pois é um livro muito interessante. Gostámos principalmente da parte em que os adultos não conseguem perceber que ele desenhou uma jibóia que estava a fazer a digestão por ter ingerido um elefante, e eles pensam que e um chapéu.
Este livro pode ler-se em todas as idades.
Márcia e Carina, 8º B

Um dos livros que eu mais gostei de ler até agora foi Sexta-Feira ou a Vida Selvagem. Eu gostei muito deste porque mistura aventura com suspense. Eu recomendo este livro a outros amantes da leitura.
Paulo Gaspar, 8º B

O meu livro favorito é O Código Stravinci, porque foi o único livro que eu li ate ao fim e nãoachei chato, pelo contrário até é um livro muito cómico. O livro baseia-se na história do Código da Vinci mas, por incrível quepareça, não fala de Leonardo da Vinci, porque o livro é uma paródia.foi por esse mesmo motivo que o consegui ler ate ao fim. Já não me
Tiago, 9º A

O livro que mais gostei de ler foi O Bosque dos Pigmeus, de Isabel Allende, porque é um livro interessante, e que nos transporta para outros mundos, mas perto da realidade.
Isa, 9ºA

De todos os livros que li apenas gostei de um e este livro dava-se pelo nome de A fúria do Dragão, pois o tipo de livro de que eu mais gosto é o de acção.

Fábio, 8º A

O meu livro preferido e que recomendo é O Reino do Dragão de Ouro, de Isabel Allende, porque é um livro misterioso, de aventura, e quem gosta de viajar nas nuvens vai adorar ler este livro.
Mónica 9ºA

O livro que eu mais gostei de ler foi A Viagem à Terra dos Oxalás, pois gosto principalmente do género fantástico. Este livro falava de um grupo de amigos que era constituído por um rapaz chamado Zé Quinau, o cão Jeremias, a Bia, o gato Manivela e um génio chamado Eu-génio, que, ao passar pelo deserto, encontraram um dromedário fêmea que os ajudou a atravessá-lo levando-os até à terra dos Oxalás, para salvar o pai do Eu-génio.
Brandon, 8º A
Branco
Um bom livro, para mim, tem que ter uma história sólida e complexa. Eu gosto particularmente de livros de acção, ficção, aventura, mistério ou terror, porque revelam um certo suspense e despertam-me o interesse.
Um desses livros é, por exemplo, O Código da Vinci, de Dan Brown. Este género de livros tem para mim um grande valor, porque despertam em mim o sentido do conhecimento e da curiosidade acerca do desconhecido.
Flávio, 9º A
Branco
O livro que mais gostamos de ler foi A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, porque nos proporciona uma leitura clara e a sua mensagem é fácil de compreender.
A história do livro desperta interesse, emoções variadas, no fundo mostra-nos problemas que se verificam em acentuado número na sociedade de hoje em dia.
Joana, a “escritora” do diário, revela-nos a sua tristeza em relação à sua família, sentimentos ainda hoje partilhados por jovens de todas as idades e em todo o mundo; a revolta por ter perdido uma grande amiga devido ao flagelo das drogas, um problema que existe em todo o mundo, e que faz com que as famílias que fiquem destruídas; a paixão pelo irmão dessa sua amiga que se torno impossível, pois este só a via como uma boa amiga. O mais triste é que também ela foi pelo mesmo caminho seguido pela sua amiga, o que a levou à morte, sem os seus pais terem conhecimento desse seu horrível vício. Pais que, depois de terem descoberto a existência do diário, se sentiram culpados, pois poderiam ter dado mais atenção à filha que estava a atravessar um mau momento e estavam mais preocupados com o seu trabalho.
Por estes elementos desta história fantástica é que a nossa escolha recai sobre A Lua de Joana. Recomendamos a leitura deste livro a todas as pessoas. Esperemos que gostem da nossa escolha, e não se esqueçam leiam o livro A Lua de Joana.
Liliana & Rafaela, 9º A

domingo, março 02, 2008

Semana da Leitura



A «Semana da Leitura» está a chegar: de 3 a 7 de Março esperam-te algumas actividades à volta dos livros e da leitura.


Programa
Leituras encenadas
  • Alice no País das Maravilhas
    6 de Março: Pré-Escola e 1º Ciclo
    Leitura encenada da adaptação dinâmica de Robert Sabuda do conto de Lewis Carroll, pelas alunas do Clube LerArtes do 8ºB.
  • «A Princesa Que Queria Ser Rei»
    6 de Março: 4º G e 4ºF, às 14h15, 5ºA, 5ºB e 5ºC, às 15h00: 6ºA e 6ºB, às 16h30
    Leitura encenada de A Princesa Que Queria Ser Rei, de Sara Monteiro, por um grupo de alunos do 9ºA do Clube LerArtes.

Concurso «À descoberta do livro»

Os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos irão tentar encontrar o livro a que pertence a página que será afixada na Biblioteca (uma para o 1º ciclo, outra para o 2º ciclo e outra para o 3º ciclo).

Leituras Cruzadas

No 1º Ciclo realizar-se-á uma actividade de leitura dialogada envolvendo a parceria de alunos de diferentes turmas.

Da leitura à blogosfera
Alunos do 8º e 9º ano, nas aulas de Língua Portuguesa, desenvolverão um exercício de reflexão sobre as preferências de leitura que será registado neste blog.